PRODUTOS

Quem está online

Total:3

Oculto:0
Visitante:3

O recorde de usuários online foi de 151 em 16 Jul 2010, 12:03

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes

Suspeita de fraude

Discussões e dúvidas sobre iluminação em geral.

Suspeita de fraude

Mensagempor Paulo Amaral em 12 Jul 2010, 12:18

Nas últimas semanas notei o surgimento de várias mensagens e tópicos enaltecendo as qualidades de uma marca de iluminador a led, o Hightled.
A primeira vista parecem ser relatos e depoimentos verídicos, porém alguma coisa me incomodava, então resolvi investigar.
Fiz o cruzamento de várias informações de todas essas mensagens, endereço de IP, email, data de registro e datas de postagem, e tenho fortes razões para crer que os nomes listados abaixo são de pessoas que possuem algum tipo de vínculo, seja profissional ou familiar, ou simplesmente são a mesma pessoa:

japroduoes
Firenight
starproduction
Patriciafilmadora
RTvideo
Edoisvideo
Foto Elite
IN Focus
Japanproducoes
Gtectv
rec8fotoevideo
pindoramavideo

Chamou minha atenção este tópico:
viewtopic.php?f=18&t=14277
Nele quase todas as mensagens são desta “família de usuários”, com exceção do suafestaki, que apesar de não fazer parte da lista aparece como cliente no site do fabricante do produto.
Espalhadas na seção de Iluminação do fórum existem muitas outras mensagens desse tipo, sempre colocada por algum desses nomes citados acima.

Não conheço essa empresa e nem o produto, não sei se é bom ou ruim. Só sei que uma empresa que precisa recorrer a essa artimanha de criar falsos depoimentos de clientes igualmente falsos não merece credibilidade.

Um recado para os responsáveis pelas mensagens:
O fórum Vídeo-BR possui uma seção de classificados gratuita, onde vocês poderiam anunciar seus produtos para venda.
E se preferisse uma forma mais profissional de expor o produto, também temos espaços pagos para publicação de anúncios publicitários. O investimento é baixo e o retorno garantido.
Infelizmente, após esse episódio, tais alternativas dificilmente serão aprovadas.

Os nomes citados tem um prazo de 24 horas para apresentar aqui sua defesa, caso contrário todas as mensagens relacionadas aos cadastros serão excluídas e os usuários bloqueados definitivamente.
-- Paulo Amaral
-- Administrador Vídeo-BR
Paulo Amaral
Administrador
Administrador

Data de registro: 24 Nov 2004, 22:57
Software: Lightwave 3D - After Effects

Re: Suspeita de fraude

Mensagempor m2campos em 12 Jul 2010, 13:30

Parabéns Paulo.
O importante não é conhecer o caminho. É percorrer o caminho.
Intel i7
8 gb RAM
Ati 1Gb
m2campos
Assíduo
Assíduo

Data de registro: 01 Out 2008, 17:32
Confirmação: SIM
Software: Premiere

Mensagempor fandrew em 12 Jul 2010, 14:02

Por essa e por outras que sempre te digo Paulo... anunciar aqui no fórum só com o mínimo de 50 postagens....isso garante uma continuidade e a observância de todos os usuários para com aqueles oportunistas que aparecem aqui somente para vender... mas o amigo é quem decide.
fandrew
Sênior
Sênior

Data de registro: 16 Nov 2007, 11:53
Software: Adobe Premiere

Mensagempor malow em 12 Jul 2010, 14:28

que feio....

isso me lembra que desde a epoca do "começo" da internet jah tinha gent que em IRC e chats simulando outra pessoa e convensando "consigo mesmo" pra fazer outros de bobo. pelo jeito isso naum acaba nunca... (como o paulo jah detectou alguns desses acontecimentos antes...)

como fica a cara da empresa que faz isso? e o produto? agora tenho a impressao que eh um produto muito ruim que precisa de todo esse esforço pra enganar os outros pra vender? :oops:
M3N-HT Deluxe Mempipe, OCZ 500W, X2 5200+, 4G de RAM, 2TB de HD's, 9800GT 1GB OC, XP32
malow
Master
Master

Data de registro: 12 Mai 2005, 17:46
Software: Vegas CarbonCoder Scenarist

Mensagempor rafafinger em 12 Jul 2010, 15:08

fandrew escreveu:anunciar aqui no fórum só com o mínimo de 50 postagens

É, no brfoto que na minha opnião é o fórum mais popular para Fotogafia é assim, anúncio somente para usuários com mas de 50 mensagens. Podia aplicar isso aqui tbm.
Daqui a pouco 30 msn já é o suficiente...
rafafinger
Avançado
Avançado

Data de registro: 06 Mar 2009, 19:36
Software: Final Cut

Mensagempor nabucodonosor em 12 Jul 2010, 16:37

rafafinger escreveu:anúncio somente para usuários com mas de 50 mensagens

Já discordo, acho que teria que ser no mínimo umas 100 postagens, pelo tipo de respostas e participação nos tópicos, já daria +/- para saber que tipo de pessoa que é, e menos que isso seria cobrado uma taxa, tipo sem postagens, 20 reais com 50 postagens 10 reais alguma coisa assim, assim veriamos pelo tipo de resposta se a pessoa só está querendo aumentar as postagens ou se realmente ela está querendo ajudar ou aprender. E acredito também que se houver outro concurso, a pessoa que votar esteja ativa a pelo menos três meses assim que for anunciado o concursoe que tenha pelo menos umas 20 postagens, e que nenhuma pessoa que se cadastre depois do anúncio possa votar, pode participar, mas não votar. desculpe falar do concurso, mas vejo as duas situações parecidas, onde pessoas só se cadastravam para votar.
nabucodonosor
Avançado
Avançado

Data de registro: 12 Set 2008, 01:35

Mensagempor rafafinger em 12 Jul 2010, 16:56

Mas acho que não é tão simples tu conseguir 100 mensagens em um fórum, acho que 50 já é de bom tamanho.
rafafinger
Avançado
Avançado

Data de registro: 06 Mar 2009, 19:36
Software: Final Cut

Mensagempor nabucodonosor em 12 Jul 2010, 17:14

rafafinger escreveu: acho que não é tão simples tu conseguir 100 mensagens em um fórum, acho que 50 já é de bom tamanho.

No mercado livre vai pagar uns 15 reais ou mais não sei como esta o valor do anuncio agora, e ainda vai ter que pagar comissão, e ouvir um monte de propostas indescentes, e ainda se der levar um balão do mercado pago.
nabucodonosor
Avançado
Avançado

Data de registro: 12 Set 2008, 01:35

Mensagempor cateysson em 12 Jul 2010, 17:16

Paulo, também havia notado essas mensagens, eu, como membro e leitor assíduo e já de uma certa data deste fórum, também me sentia incomodado com essas mensagens, que pelo menos, também achava estranho.
Mas vamos aguardar o rolar do ocorrido.

É isso.
Minha meta na vida é ser uma pessoa tão boa como meu cão acredita que eu seja.
cateysson
Sênior
Sênior

Data de registro: 28 Dez 2004, 09:24
Software: Adobe Premiere Pro

Mensagempor Paulo Amaral em 12 Jul 2010, 17:47

Para este caso específico a restrição para uso dos classificados não teria efeito, pois as mensagens aparentemente fraudulentas estão na seção de Iluminação, na forma de perguntas e depoimentos de supostos usuários do produto, com a intenção de enaltecer suas qualidades, tentando dessa forma influenciar compradores em potencial.
-- Paulo Amaral
Paulo Amaral
Administrador
Administrador

Mensagempor José Alves em 12 Jul 2010, 17:56

fandrew escreveu:oportunistas que aparecem aqui somente para vender... mas o amigo é quem decide.

Isso incomoda a mim também, uma certa feita questionei ao Paulo e ele me respondeu dizendo que desde que seja produtos de interesse dos membros, as regras do Fórum permitem, porém tem gente que abusa e solta uma enxurrada de anúncios sem ter uma única postagem.
No caso do tópico o negócio vai além, se confirmado claro, é uma rede de "amigos" evidenciando um produto. Iso é feio!
:^o :^o :^o :^o :^o :^o :^o :^o :^o :^o
Tudo que sei é que estou aprendendo...
José Alves
Avançado
Avançado

Data de registro: 30 Jul 2005, 17:10
Software: Avid indo para o CS3

Mensagempor Panzer em 12 Jul 2010, 18:20

Muito bom trabalho de investigação, me pronuncio devido estar em alguns destes tópicos, mesmo não estando na lista da "familia".Eu comprei o produto em questão muito mais pelos e-mail trocados com o edson da Hightled do que por estes tópicos apresentados.mas se ouve esta articulação para provocar discussões sobre o Produto é condenável e anti-ético, espero que tudo seja esclarecido, pois a empresa me deixou boas impressões.

relato de EMERSON DOURADO, Cinegrafista e aspirante a editor, sem nenhum vinculo com a empresa citada
Batendo balance nas nuvens!!!!!!!
Panzer
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 11 Jan 2008, 09:41

Mensagempor Firenight em 12 Jul 2010, 21:38

Informe:

Não sou vendedor, nem fabricante e muito menos representante da hightled ja disse em outros post.
Sou apenas um repórter cinematográfico que trabalha a 20 anos no ramo e já levei muito kit arry e baterias de 30 volts que em tv chamamos de tijolão pesa 10 kilos cada preciso de no minimo 3 para carregar isso mais uma u-matic depois betacam e hj uma PDW-F350, mais tripé, monitor e um balde com acessórios em 3 pessoas, andando para gravar uma aldeia de indios ninguem merece, é apenas um ex.
Como tambem um dia ja gravei eventos com AG 460 que se não é igual a HD 1000 ta perto, pois eu tinha um Bag com 6 tripés de 1000W, 2 de contra no altar 2 de frente e 2 nos meio dos corredores sem contar a galera para ligar e ficar com pau de fogo e fiação para todos os lados, bem e fora outros acontecimentos.
Mas vamos ao que interessa, eu conheci este iluminador a um pouco mais de um ano pois um vendedor deixou para teste, o meu amigo padilha da engenharia colocou em teste junto com outros que tinha no mercado e não é tanto que postei aqui a apresentação feita para compra de 3 peças paras equipes de rua eu junto com o aval de 6 cameras que trabalham comigo e foi unanime.
Pelo que pastamos com sunguns de 250W e baterias de 40v todos achamos uma maravilha da tecnolôgia, leve e bem prático e sem dúvida eu sou bem assim se é interessante nada melhor que repassar a informação ou para quem esta começando ou para quem nunca ouviu falar se é para ajudar pq não são experiências vividas que não gostaria para o próximo pq não é da minha indole.
Bem ai veio a ideia pq não produtoras de eventos? pois até então ninguém conhecia o produto apenas 1 ou 2 que tinha por aqui comecei a divulgar aqui, os amigos que compraram gostavam eu pedia vem aqui da seu depoimento todos depoimentos são verídicos, todos compraram por indicação, inclusive câmeras que trabalham comigo e tem suas produtoras e fazem eventos sociais, devo ter mais uns 3 ou 4 depoimentos a maioria trabalha aqui e tem suas produtoras com suas cameras HD 1000, dvc 20, z7, z5 e tem seus iluminadores novos e antigos que trocaram por problemas citados.
Tem outro fator interessante para quem acompanha o forum, depois q começou os comentários o burburinho do dito produto que aconteceu com o mercado ninguem notou mas começou uma reciclagem, dos produtos mais trabalhados com potência melhor, mais bem acabados podem notar isso se não tivesse isso não teria mudado muita coisa.
Bem resumindo não ganho comissão, nem vendo o produto, apenas trabalho com 1 e tenho um que adquiri e pagando em 12x no cartão gostaria de divulgar tbm a PDW-F350 mas está sim seria para um outro seguimento, diferente de um iluminador.
Abraços meu e de mais um que esta aqui de plantão que postaram por aqui tbm.
Firenight
Monitorado
Monitorado

Data de registro: 17 Mai 2009, 12:53
Software: Adobe

Mensagempor diahs em 12 Jul 2010, 21:46

Puxa...Fiquei meio que decepcionado agora... Essa semana decido de acabar com os fios nas minhas filmagens e comecei aqui (viewtopic.php?f=18&t=15869) a procurar o melhor iluminador para Hd1000 que tivesse a disposição no mercado, claro que dentro da margem de preço possível para meu orçamento, pois sou do interior do Ceará e não posso ainda investir tão alto assim. Hoje não comprei meu tão esperado iluminador porque tive que passar o dia fora, então agora a noite, muito feliz, fechando o negocio, abro o site e vejo o que o colega Paulo Amaral descobriu...

Puxa colegas... não tenho aqui como ver, fazer testes, etc...

E agora quem poderá me ajudar??? o que faço???

Poderiam me ajudar no tópico que tô tentando resolver essa questão.

Agradeço!!!
ICTUS Áudiovisual
"Um momento é para sempre..."
diahs
Avançado
Avançado

Data de registro: 28 Ago 2008, 15:49
Software: Adobe Premiere Pro Cs3

Mensagempor Paulo Amaral em 12 Jul 2010, 22:47

Firenight escreveu:Não sou vendedor, nem fabricante e muito menos representante da hightled ja disse em outros post.

Firenight, seu nome é Edson, não é? Por acaso é o mesmo Edson que o Panzer citou na mensagem dele nesse tópico?

Panzer escreveu:Eu comprei o produto em questão muito mais pelos e-mail trocados com o edson da Hightled do que por estes tópicos apresentados.

No site da Hightled consta um Edson cujo email é firenight75@hotmail.com
O domínio hightled.com.br está registrado em nome de Edson Fernandes.
Seu email cadastrado aqui no fórum é edsonfernandes@xxxxxx.com.br (ocultei o domínio verdadeiro).
Pelos registros que tenho, todos aqueles nomes que citei compartilharam em algum momento os mesmos endereços IP.
Você usou o mesmo IP do IN Focus, e sabe qual o email dele? Claro que sabe, é firenight75@hotmail.com

Ainda aguardo explicações (se é que isso será possível), mas desta vez tente não fazer tanta propaganda gratuita como na sua mensagem anterior.
-- Paulo Amaral
Paulo Amaral
Administrador
Administrador

Próximo

Retornar para Iluminação