Tenho um suporte movel de fundo com um tecido chroma key parte brilhante voltada para a câmera, vou descrever abaixo os meus equipamentos e mais a duvida que preciso
1 Fundo Infinito Chroma Key de 2.69m de comprimento ou largura por 3.90m .de altura 2 Iluminárias Video-Light 1000b com apenas duas abas superior e inferior e com difusor em cada uma 1 Iluminaria VideoLight 1000b sem difusor e está sem tripé para a mesma (por isso não testei com 3 pontos)
1 Filmadora MiniDV SCD 366 Samsung Digital (material basico mas com boa qualidade digital para o que pretendo) 1 maquina fotografica digital basica
Bem a minha duvida nem é tanto á camera e sim com a iluminação pois montei o fundo no suporte e coloquei as iluminarias com difusor nas pontas dianteiras do meu fundo mas não proxima ao fundo e sim um pouco longe e uma pessoa no meio só que no fundo que rebate no tecido ainda há sombras, não da pessoa mas, não sei se a sombra é do difusor que esta a frente das iluminarias enfim parece como se fosse um objeto estranho fazendo sombras, como mostra a img em anexo
Gostaria de saber se alguem poderia me ajudar ou teria um video basico de como fazer com videolight 1000b os mesmos para que eu começa-se a trabalhar basicamente e sem sombras ou o que está faltando para que seja corrigido os defeitos das sombras que aparecem na foto do chroma fazendo o chroma não ficar com uma iluminação uniforme?
fico no aguardo e desde já agradeço
Anexos
MEU PRIMEIRO TESTE ILUMINAÇÃO CHROMA KEY
Editado pela última vez por luizitatiba em 29 Jul 2010, 05:14, num total de 1 vezes
tu precisa ter duas luminárias dessas só prailuminar o fundo chroma, ai afasta mais o obejto a ser filmado do fundo, ilumina este com outros dois pontos de luz vindo em 45° horizontalmente e verticalmente pela frente e um quinto iluminador vc posiciona ele pra iluminar o obleto pelas costas, vindo de um ponto do alto, mais ou menos num angulo de 45° tb... este ultimo serve pra que o verde rebatido no chroma não manche seu objeto (pessoa) a ser filmado no chroma!
tenta deixa a luz mais homogenea possivel no fundo... pra evitar degradês na cor!!!
Olá você quis dizer que ainda vou precisar comprar mais 3 iluminárias de 1000b para isto sendo 2 frontais e uma hair ou back light isto? Com 2 somente fica dificil fazer, não tem como regular algo nos difusores ou nas iluminarias
olha se ainda tiver problemas te aconselho a usar o key correct da red giant com ele voce consegue corrigir o fundo do croma key para que tenha o tom correto ok espero ter ajudo um pouco .
FixVideo o link que vc postou do youtube mostra com 4 pontos de luz é isto se sim qual arquitetura abaixo tu me recomenda para o meu objetivo e aonde comprar e financiar
A)Arquitetura 1
2 iluminárias 1000 lightb com difusor nas pontas + 2 iluminárias 1000 light b com difusor nas laterais proximo ao fundo e 1 iluminaria 1000 light b com difusor em tripé girafa com boa medida qual me recomenda poste link para fazer luz de fundo ou hair
B)Arquitetura 2
2 Soft Box com boas lampadas,(qual me recomenda se puder poste um link) tripés e tubobase(qual me recomenda se puder poste 1 link) para voltagem de 110v me recomende link nas pontas + 2 iluminarias 1000 light b com difusor nas laterais proximo ao fundo e 1 iluminaria 1000 light b com tripe girafa para luz de fundo
por favor me poste link dos objetos que recomenda para o que pretendo em relação ao chroma key
E aonde acho o key correct da Red Giant estou usando o FX Home Pro PhotoKey, mesmo assim com ele ainda apareceram pontinhos principalmente na parte de pé do fundo, já no terreo ele ficou de acordo
Fico no aguardo e se puder postar o link do key correct desde já agradeço
Olá pessoal tenho um CHROMA KEY VERDE com 2.70m de comprimento com 3.90m de altura como mostrado na foto em anexo
Fundo CHROMA KEY Com 2 Video-Lights 1000b que possuo por enquanto
A)Arquitetura 1
2 iluminárias 1000 lightb com difusor nas pontas + 2 iluminárias 1000 light b com difusor nas laterais proximo ao fundo e 1 iluminaria 1000 light b com difusor em tripé girafa com boa medida qual me recomenda poste link para fazer luz de fundo ou hair
B)Arquitetura 2
2 Soft Box com boas lampadas, fluorescentes Lampada fluorescente 110V 125W ,(qual me recomenda se puder poste um link) tripés e tubobase(qual me recomenda se puder poste 1 link) para voltagem de 110v me recomende link nas pontas + 2 iluminarias 1000 light b com difusor nas laterais proximo ao fundo e 1 iluminaria 1000 light b com tripe girafa para luz de fundo
por favor me poste link dos objetos que recomenda para o que pretendo em relação ao chroma e qual seria a melhor arquitetura e preço e condições de pagamento.A voltagem de meu local é de 110V
Iluminação parelha. Setlight ou video light são os famosos espalha mherda, são muito ruins p controle de luz. P croma nao são bons. E uma boa câmera. O ideal é uma HDV ou Full HD com 3 CCD ou 3 CMOS. Esqueça miniDV. P recorte são muito ruins. Se for usar fitas, prefira uma Betacam, Sony Z1 ou Z7. Mas a luz é fundamental!!! Abaixo - clique na figura p ampliar -, mapa de luz q costumo usar p croma. Se houver mais atores/atrizes ou objetos, tem q q calcular a luz p estes tbm.
Numa produtora que eu trabalhei a gente fazia chroma com bem pouco recurso, começamos basicamente 2 lâmpadas de 1000W iluminando o fundo e uma outra rebatida para o assunto. Só que lâmpadas quentes refletem demais. Depois trocamos para essas luminarias fluorescentes de teto mesmo voltados para o tecido. Melhorou um pouco... Tudo isso usando uma PD-170!! Lógico que está longe de ser o ideal, mas para o que precisavamos dava certo.
O que percebi no After Efects é que o fundo nem precisa estar tão homogeneo, o fundamental é o Ator ou "assunto" não estar refletindo a cor do chroma. Quanto menos rebater no assunto é melhor, plug-ins como o Keylight fazem o resto
somados ao par de videolight1000b com difusor não daria certo
já que no momento tenho poucos recursos econômicos para luz a fresnel e softbox de alta temperatura para luz fria
e muito menos de momento para comprar uma camera destas, no momento vou ter que me contentar com a minidv e usar algum soft de correção .Se vcs tiverem um bom soft de correção para indicar desde já agradeço
Vc pode ter um croma razoável com setlight, mas NUNCA um bom recorte em miniDV. Qual câmera vc utiliza? Vc poderá fazer croma como pretende, mas longe de ficar o ideal. Se a proposta não é tão exigente assim, setlight e luzes improvisadas ajudam, mas mantenha o objeto longe do croma - mínimo de 1,5 mts - e coloque um contra p luz do croma nao refletir no ator/objeto em cena.
Olá pessoal muito obrigado pela ajuda então vamos lá vamos apresentar o meu quadro final o que tenho e o que pretendo comprar + posições
1)O que possuo
1.1 )1 Suporte Movel para Fundo Infinito com Fundo CHROMA KEY verde de 2.70m. de comprimento e 3.90m. de altura (este esta posicionado pela foto que tirei o lado brilhante do pano para as luzes)
1.2)A única filmadora que tenho é a MINI DV SAMSUNG - SCD-366(FILMA COM QUALIDADE DIGITAL E POSSUI SAIDA FIREWIRE) 1.3)2 ILUMINÁRIAS VIDEO-LIGHT 1000B COM DIFUSOR COMO MOSTRA AS FOTOS (UMA POSICIONADA PARA FZ O FILL LIGHT E OUTRA POSICIONADA PARA FAZER A LUZ DE PREENCHIMENTO DA PESSOA OU KEY LIGHT)
2)O que posso comprar no momento já que não vi aqui no Brasil algo que se equivalha e o que vi aqui no Brasil parece que o preço foge da realidade para mim, para completar o que preciso
2.1)UM PAR DE Twin Head Halogen Light - 1000 Watt como mostrado no link abaixo (eles seriam posicionados nas laterais para se fazer as luzes laterais como mostra o video no post anterior para iluminar o fundo ou chroma key
Aproveitando pare estas Twin Head Halogen Light - 1000 Watt e se acha a lampada para uso com elas ou seja a 2 powerful 500-watt quartz halogen light bulbs , aqui no Brasil, se alguem souber de algum link aqui no Brasil que se ache este tipo de lampada para venda por favor postem aqui
2.2)1 QL1000 - 1000 WATT SOFTBOX KIT que seria usada para backlight ou hairlight como link abaixo
Ou vocês me orientariam no lugar de compra os itens do item 2 ácima comprar a arquitetura 3 no lugar, mudando-se a posição de meus iluminadores vídeo-light1000b
No lugar de colocar os vídeo-light1000b como key light e fill light eu os colocaria nas laterais para i luminar o fundo (ai me recomendem com difusor ou sem difusor) E para completa colocaria uma girafa com mais uma iluminaria 1000 que eu já tenho para ser o hair light e o back light e usaria para fill light e key light o conteúdo do link abaixo
To achando que é luz demais para um simples croma. Se iluminar o fundo com lampadas de 1000 vai refletir luz verde no contorno do apresentador, alem de espalhar luz para os lados. não ideal. o pano (não sei qual é que está usando) deve ser fosco, não brilhante. a luz para o fundo pode ser qualquer uma desde que ilumine de forma uniforme e sem excessos. A contra luz nem sempre é necessário, e quando for deve ser fraca. A luz do fundo não pode misturar com a luz que ilumina o apresentador, nem do fundo para a frente nem da frente para o fundo. Olha, penso o seguinte, croma é mais imaginação que mesmo equipamentos, se basei nisso, fundo iluminado de forma homogenia, distancia de no mimino 2 metros - fundo/pessoa, luz no apresentador, iluminações não devem interferir uma na outra.