Filmadora para documentários

Discussões e dúvidas sobre câmeras de vídeo

Filmadora para documentários

Mensagempor Indio Preto em 24 Abr 2007, 22:50

Olá pessoal, quero comprar uma filmadora mini dv pra fazer documentários. Tenho 2000 reais disponível.
Gostaria de alguma sugestão de filmadoras com entrada pra microfone , se possível com saída pra headphone e com uma boa qualidade de imagem.

Eu tenho uma dvd-305 da sony mas ela não está atendendo as minhas nessecidades, não pela qualidade de imagem e sim pelo fato dela não ter entrada pra microfone normal. Ela possui uma sapata inteligente que limita muito o uso de outros microfones.

Abraço!
Indio Preto
Iniciante
Iniciante

Data de registro: 27 Fev 2007, 00:09

Mensagempor mohammed em 25 Abr 2007, 00:44

Com 2000 é complicado, hein.

A GS500 da Panasonic tem entrada pra mic externo e dá pra fazer uma "gambiarra" com a saída A/V, pra monitorar o audio através de um headphone (ela não tem essa saída), mas custa uns 2500 no Mercado "Negro" Livre.

A GS400, antecessora da GS500, tinha saída pra headphone, mas o preço de tabela era bem superior... muito difícil você encontrar uma e, caso encontre, não vai ser por esse preço aí.
mohammed
Sênior
Sênior

Data de registro: 06 Fev 2007, 18:40

Mensagempor Robertoy em 25 Abr 2007, 10:38

Indio,

Com R$ 1890 você encontra a MiniDV Panasonic PV-GS180 (3 CCD´s de 1/6")

Imagem

http://www.etronics.com.br/detalhes.asp?codpro=945

Ela tem entrada para microfone externo e saída para fone de ouvido (e também sapata do tipo "cold shoe" para acoplar equipamentos que possuam alimentação própria):

Nota: O conector de saída de fone de ouvido pode ser configurado no menu de setup para funcionar também como saída de áudio/video.

CamcorderInfo escreveu:Audio (7.0)

The Panasonic PV-GS180 far surpasses most consumer camcorders in terms of its audio performance simply because it includes an external microphone jack and a headphone jack. Many consumer camcorders, including the Sony HC-46 have an onboard mic and nothing else, which imposes extreme limitations on audio recording quality. By including a mic jack on the PV-GS180, Panasonic has opened up a universe of microphone options allowing the camcorder to capture professional quality audio as well as decent video. The headphone jack enables users to monitor audio, an essential capability for situations when sound quality is critical. The headphone jack doubles as the AV out, and the jack’s function must be selected in the Setup menu.

CamcorderInfo:
Imagem

http://www.camcorderinfo.com/content/Pa ... tivity.htm

Tá certo, ela não é tão boa quanto a Panasonic PV-GS500 (3 CCD´s de 1/4.7") por exemplo, mas tendo essas conexões que você precisa e trabalhando bom boa iluminação, dará conta do recado.

Algumas características inferiores da Panasonic PV-GS180 em relação à Panasonic PV-GS500:

-Utiliza 3CCD´s pequenos, de 1/6" (Na PV-GS500 são utilizados 3 CCD´s maiores, de 1/4.7". CCD´s maiores favorecem a filmagem em condições de baixa iluminação)
-Não utiliza lentes LEICA (ela utiliza lentes da Panasonic mesmo)
-Não utiliza sistema de estabilização de imagem ótico (OIS) (Ela utiliza sistema de estabilização eletrônico (EIS), que é inferior)
-Não utiliza sapata do tipo "hot shoe" - com contato elétrico (Ela utiliza "cold shoe" - sem contato elétrico)

Mais comentários sobre a Panasonic PV-GS180 no link abaixo:
http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ ... =654&st=15

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Data de registro: 16 Fev 2007, 14:03

Mensagempor mohammed em 25 Abr 2007, 12:18

Pow... mas pra quem faz cinema (ainda que amador, experimental ou qq coisa nesse sentido), é praticamente obrigatório que a câmera tenha foco manual, com um anel.

Nem parece ser tão essencial assim qdo se fala... pode-se pensar "ah... ajustando sem o anel dá tb... é documentário... não vai ter mto movimento", mas, na hora, faz muita falta.
mohammed
Sênior
Sênior

Mensagempor Robertoy em 25 Abr 2007, 15:28

Se o foco manual com anel for tão importante, uma alternativa seria procurar por uma Panasonic PV-GS250 (3 CCD´s de 1/6") usada (o duro é achar, pois acredito que quem tem não quer vender esse ótimo modelo 2005...)

Recursos da Panasonic PV-GS250:

-Lentes LEICA
-Sistema de estabilização de imagem ótico (OIS)
-Entrada para microfone externo
-Saída para fone de ouvido
-Sapata do tipo "hot shoe" (com contato elétrico)
-Conversão de analógico para digital ("analog to digital passthrough")

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Mensagempor mohammed em 25 Abr 2007, 15:38

A GS250 é da mesma leva da GS400?

Pow... a GS400 era excelente. Mas, é muito difícil encontrar uma usada por aqui. Procurei bastante, antes de comprar minha GS500.
mohammed
Sênior
Sênior

Mensagempor Paulo Germano em 25 Abr 2007, 17:20

PV DV953 tbém é uma boa pedida.
Paulo Germano

Mensagempor Indio Preto em 25 Abr 2007, 23:34

Agradeço a todos pelas dicas. Sei que pra fazer documentários e qualquer tipo de vídeo o necessário seria uma filmadora profissa.
Mas acho que uma "Panasonic PV-GS180" resolveria meu problema sim. Valew Robertoy pela dica e a TODOS.
\:D/
Indio Preto
Iniciante
Iniciante

Mensagempor mohammed em 26 Abr 2007, 00:24

De onde vc é, Indio?
mohammed
Sênior
Sênior

Mensagempor Robertoy em 26 Abr 2007, 10:50

mohammed escreveu:A GS250 é da mesma leva da GS400?

Sim, a PV-GS250 era o modelo logo abaixo da PV-GS400.

A principal diferença é a utilização de 3 CCD´s menores (1/6"), contra os 3 CCD´s de 1/4.7" da PV-GS400.

Roberto
Robertoy
Sênior
Sênior

Mensagempor Indio Preto em 26 Abr 2007, 18:23

Sou de São Bernardo - SP.
Tava pensando, esperar mais um pouco e colocar mais uma grana e comprar uma de 3000 mango, mas tá foda.
Vamos ver no que vai dar.

Valew pessoar!!!! Abraço!!
Indio Preto
Iniciante
Iniciante

Mensagempor mohammed em 26 Abr 2007, 19:00

Mas com 3000 não rola muito mais opção não... vejo umas que gravam em HD interno, DVD e tal... mas essas nem são "a boa" pra vc.

Se não for pra pegar uma do tipo da GS500 ou semelhante, na faixa dos 2500, vai ter que partir pras que custam bem mais caro... tipo uma VX2000, VX2100, PDs (usadas, é claro).

Eu sou estudante de Cinema e tava nesse teu dilema, há alguns meses... a diferença é que meu orçamento dava pra pegar uma PD170 nova num atravessador (7700)... mas, diante de toda essa reviravolta tecnológica com a chegada do HDV, eu achei bobeira gastar essa grana numa câmera miniDV agora (o pessoal do fórum tb compartilhava essa opinião), ainda mais pq eu não teria um retorno financeiro...

Aí peguei a GS500 mesmo, pra quebrar o galho por enquanto... e, qdo eu tiver (beeem) mais dinheiro, parto pruma HDV maneira, tipo a Z1 ou a HD100...
mohammed
Sênior
Sênior

CAM PARA DOCUMENTÁRIO

Mensagempor Camarggo em 17 Mai 2007, 20:02

Indio,

Eu trabalho com um DVC60 e uma NV-GS 180 de 3 CCD´s, ela é boazinha porque tem entrada para MIC e Saída de Head.

Uso ela em algumas externas em lugares que a 60 chama muita atenção.

O microfone interno dela é excelente, e o preço dela tá bem legal.

Se quiser te indico o local onde sempre compramos equiptos aí é com vc !

Abs
Camarggo
Júnior
Júnior

Data de registro: 11 Set 2006, 03:04

Mensagempor Durval em 18 Mai 2007, 10:05

Entrem no meu blog e dêem uma olhada nos links de reviews que postei lá.
http://www.videoecompanhia.blogspot.com
Durval
Moderador
Moderador

Data de registro: 04 Mar 2006, 19:20
Software: Premiere Pro CS6

Mensagempor caique carneiro em 20 Mai 2007, 10:28

Na minha opina, vc precisa de uma cam com entrada de 2 microfones. precisa de foco manual.
essas cam de dvd e as minidvs mais baratinhas nao te dao isso. Se puder grastar um pouco mais aconselho uma pd150 ou 170. Tem gente vendendo usada por otimos precos.
caique carneiro
Avançado
Avançado

Data de registro: 02 Mar 2006, 16:48
Software: adobe premiere 5.5

Próximo

Tópicos similares

Retornar para Câmeras